Read the English Version

Utilizamos a tecnologia para capacitar as pessoas em situação de pobreza com dinheiro para que possam enfrentar diversos desafios

A GiveDirectly tem entregue dinheiro às famílias na linha de frente dos desastres climáticos desde 2021. Apoiamos a recuperação de longo prazo para as comunidades afetadas pelo ciclone Idai, a adaptação climática para os agricultores e impulsionamos inovações em programas de dinheiro de emergência.

18.000+
pessoas alcançadas
55
aldeias abrangidas
10,9M+
de dólares entregues
4
programas implementados

Nossos Parceiros

Interessado em fazer parceria no nosso trabalho em Moçambique? Entre em contacto.

Estamos a expandir o nosso impacto em Moçambique, passando da recuperação da crise climática para a redução da pobreza extrema

Ao longo dos anos, o nosso trabalho em Moçambique tem-se focado em ajudar as comunidades a criar resiliência e a recuperar das cheias, secas e outras crises climáticas. Com base nesta experiência, estamos agora a explorar oportunidades para lançar programas com temas mais amplos que possam abordar uma gama mais vasta de desafios enfrentados pelas famílias vulneráveis. Estas novas iniciativas têm como objetivo tirar partido da nossa experiência em transferências de dinheiro para criar um impacto mais sustentável e a longo prazo.

Programas futuros em destaque
Número do agregado familiar em Nampula

Cash+ Jovens em Comunidades Afectadas por Conflitos

Será implementado um modelo híbrido de dinheiro para chegar a todos os agregados familiares e jovens em comunidades selecionadas no distrito de Memba, com o objetivo de reforçar coletivamente o bem-estar económico, criar estabilidade financeira, reduzir as vulnerabilidades e promover a independência e o desenvolvimento social dos jovens. 

Além disso, todos os jovens receberão formação em competências empresariais através da USAID, enquanto as transferências monetárias serão enviadas pouco depois da conclusão deste curso de formação.

Tamanho da Transferência

40 dólares por agregado familiar durante 24 meses (um total de 960 dólares por agregado familiar) e uma transferência única de 250 dólares para jovem entre os 18 e 24 anos

Agregados Familiares Abrangidos

3.900

Parceiros

USAID, Resilient Coastal Communities activity (RCC)

Show

Programas activos em destaque
Momade recebe um telefone pela primeira vez no momento do registo em Nampula 

Dinheiro + Agricultura Inteligente Face ao Clima

Programa lançado em 2024 no distrito de Mogovolas com o objetivo de promover métodos agrícolas sustentáveis e resilientes em comunidades agrícolas semi-comerciais, fornecendo transferências monetárias para aumentar o poder de compra e fazer crescer a procura de serviços e fornecimentos agrícolas locais, aumentando a produtividade e os rendimentos e estimulando a economia local.

Ao mesmo tempo, a USAID intensificará a atual distribuição de insumos e tecnologias agrícolas.

Tamanho da Transferência

1.000 dólares em 2 transferências (50 seguido de 950). O dinheiro será enviado em momentos chave do ciclo agrícola: ou durante a época de plantação ou durante a época de colheita. Saber como os resultados diferem entre estes dois grupos ajudará a GiveDirectly a conceber programas com maior impacto.

Agregados Familiares Abrangidos

4.300

Resultados

O programa visa atingir os seguintes objectivos:

  • Aumentar a resiliência económica entre as famílias de agricultores rurais
  • Capacitar as mulheres da comunidade agrícola de Mogovolas com transferências monetárias incondicionais e técnicas agrícolas inteligentes em termos de clima, para que possam ultrapassar as restrições baseadas no género e participar mais ativamente na tomada de decisões e na geração de rendimentos
  • Promover práticas agrícolas sustentáveis e a gestão dos recursos naturais entre os agricultores rurais de Mogovolas através da adoção de técnicas agrícolas respeitadoras do clima e de medidas de valorização da agricultura
  • As transferências de dinheiro servem como uma rede de segurança inclusiva que pode melhorar o bem-estar económico geral das famílias vulneráveis, apoiando a resiliência colectiva da comunidade

Serão disponibilizadas mais informações à medida que o programa for avançando.

Parceiros

USAID, FTF RESINA activity

Show

Programas anteriores em destaque
Luisa e o seu marido em Sofala

Recuperação após Catástrofes Climáticas e Segurança Alimentar

Programa lançado em 2021 para apoiar a recuperação de catástrofes nas comunidades da província de Sofala gravemente afectadas pelo ciclone Idai. 

O programa fornece transferências monetárias e promove melhores práticas nutricionais para as famílias que vivem na zona tampão do Parque Nacional da Gorongosa. A proximidade com a vida selvagem do parque cria desafios económicos e de segurança únicos para estas comunidades.

Tamanho da Transferência

40 dólares por mês durante 24 meses

Agregados Familiares Abrangidos

5.000

Resultados

Os recipientes relataram melhorias substanciais na sua segurança alimentar e diversidade de dieta desde o início do programa. Para além de utilizarem dinheiro para satisfazerem as suas necessidades básicas, muitas famílias fizeram investimentos nas suas casas, empresas, educação e saúde.

Parceiros

Projeto de Restauração do Gorongosa

Show

Paulo na sua machamba no distrito de Nhamatanda

Dinheiro + Agricultura e Meios de Subsistência Resilientes

Programa lançado no distrito de Nhamatanda em 2023 para aumentar a resiliência dos pequenos agricultores, fornecendo dinheiro juntamente com formação em agricultura inteligente em termos climáticos.

Tamanho da Transferência

800 dólares em 2 transferências

Agregados Familiares Abrangidos

5,500

Resultados

Os pequenos agricultores de Nhamatanda são vulneráveis a choques recorrentes, incluindo condições climatéricas extremas, como inundações e secas.

Os recipientes referem ter comprado fertilizantes, sementes/outros factores de produção e novo equipamento agrícola para os ajudar a adotar novas práticas agrícolas para um clima em mudança. Consequentemente, a frequência de técnicas agrícolas resilientes comunicada no final do projeto duplicou em relação à linha de base. Por exemplo, enquanto apenas 12% dos agregados familiares utilizavam sementes certificadas de alta qualidade antes do programa, esta percentagem aumentou para 73% na linha final.

As transferências monetárias incondicionais combinadas com a formação agrícola permitem que as famílias façam os investimentos necessários nas suas explorações agrícolas, preservando a sua flexibilidade para responder a outras necessidades prementes.

Parceiros

ADRA Mozambique, USAID

Show

Aginada em Nhamatanda

Ajuda de Emergência ao Ciclone Freddy

Programa-piloto para enviar dinheiro a comunidades em risco de inundações antes da ocorrência de uma catástrofe. As pessoas em zonas propensas a inundações registam-se remotamente através de SMS e recebem automaticamente o pagamento 3-5 dias antes de se prever que uma inundação atinja a sua zona.

Tamanho da Transferência

225 dólares 

Agregados Familiares Abrangidos

8.000

Resultados

As cheias afetam as casas e os meios de subsistência de dezenas de milhares de moçambicanos todos os anos, mas a ajuda de emergência chega frequentemente muito depois de as pessoas precisarem dela. A GiveDirectly procura contribuir para o crescente conjunto de provas que sustentam a ação antecipatória, enviando às pessoas dinheiro de emergência antes da chegada das cheias, permitindo-lhes assim tomar medidas de proteção (tais como evacuar ou armazenar mantimentos) e assegurando o acesso ao dinheiro tão necessário no período imediatamente a seguir.

Para direcionar os pagamentos, utilizamos dados históricos de inundações para prever quais as comunidades com maior risco de inundações devido ao ciclone Freddy. Em última análise, às 11 aldeias que identificámos não foram atingidas por inundações graves, mas 90% dos beneficiários tinham sobrevivido a uma inundação significativa no ano anterior. 

Mais informações sobre acções de antecipação em caso de inundações aqui →

Parceiros

INGD, Google.org

Show

As famílias em Moçambique estão a utilizar dinheiro para transformar as suas vidas

A Rabeca construiu uma casa de tijolo e pagou as propinas escolares dos seus filhos

“O meu nome é Rabeca e desde muito cedo a minha vida foi marcada pela falta de dinheiro que afectou e limitou todas as áreas da minha vida. Com as transferências, pude finalmente pagar as propinas dos meus filhos e comprar os materiais de que tanto precisavam. Além disso, como podem ver, realizei o meu sonho de construir uma casa de tijolo. Agora, vivemos como se estivéssemos na cidade e não na aldeia, porque temos luz a toda a hora. Podemos carregar os nossos telemóveis e os meus filhos podem fazer os trabalhos da escola à noite sem qualquer dificuldade.”

Nhampoca Sede

Sofia e o marido aprenderam a sonhar alto

“Vivíamos numa luta incessante para pôr comida na mesa e, muitas vezes, só tínhamos uma refeição por dia. Vender as nossas colheitas para obter bens essenciais deixava-nos sem nada. Com a primeira transferência, comecei um negócio de vestuário e, com os lucros, passei a vender bolos caseiros. Hoje, temos comida suficiente, os meus filhos têm material escolar e tenho esperança num futuro melhor. A oportunidade abriu-me os olhos para o empreendedorismo e mostrou-me que posso sonhar mais alto.”

Nhamatanda

A Rabeca e o seu marido puseram fim ao ciclo de pobreza na sua família

“Lembro-me da dor de me sentir inadequado quando vivíamos em extrema pobreza na nossa aldeia. Não tínhamos comida, nem negócio, nem roupa. Era uma luta constante para sobreviver, e a frustração e o sentimento de incapacidade eram avassaladores. Quando a GiveDirectly chegou e introduziu as transferências de dinheiro, eu estava cético. Mas receber a minha primeira transferência foi um ponto de viragem. Com esse dinheiro, plantei sésamo e obtive lucro. Hoje, temos uma loja de conveniência e nunca falta comida à minha família. O nosso ciclo de pobreza foi quebrado e eu sinto-me fortalecida, sabendo que o nosso futuro está seguro.”

Nhamatanda

Asanada sustentou os seus filhos e comprou galinhas e patos como investimento

“O meu nome é Asanada Mato. Vivo no distrito de Pungue com os meus três filhos e o meu marido. Quando começámos a receber dinheiro, as nossas vidas começaram a mudar de forma incrível. Pude finalmente pagar as propinas dos meus filhos e comprar roupa para eles. A comida tornou-se abundante; já não passávamos fome. Com o tempo, com as outras transferências, o meu marido e eu decidimos também investir na compra de galinhas e patos. Desta forma, acreditamos que, quando o projeto terminar, teremos dinheiro para as nossas despesas e, assim, não voltaremos a lutar.”

Pungue

Pobreza em Moçambique

37,5%
das crianças são mal-nutridas
33M
de habitantes em Moçambique
74,5%
vivem com menos de 2,15 dólares por dia
40,4%
sofrem de insegurança alimentar grave

Apesar da abundância de recursos naturais e do acesso à costa, Moçambique é um dos países mais pobres do mundo – quase 3 em cada 4 pessoas vivem em pobreza extrema. Ocupa o 167º lugar entre 173 países no Índice de Capital Humano com uma pontuação de 0,36, abaixo da média dos países da África Subsariana. A falta de refeições regulares e de alimentos nutritivos faz com que 48% das crianças com menos de 5 anos sejam raquíticas. Mais de 30% dos jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos não estão inscritos na escola nem empregados, o que limita o acesso a oportunidades. 

Moçambique registou um crescimento rápido nas décadas de 1990 e 2000, embora a riqueza não tenha sido partilhada de forma igual. Recentemente, a pobreza voltou a aumentar na sequência da pandemia da COVID-19, de repetidas catástrofes climáticas e do conflito na província de Cabo Delgado, no norte do país.

O Programa Quinquenal do Governo de Moçambique, 2020-2024, estabelece o seu compromisso com o desenvolvimento inclusivo e a redução da pobreza. Uma programação inovadora que vise as zonas rurais do centro e do norte do país será essencial para alcançar este objetivo.

Fontes: Our World in Data, World Bank, Government of Mozambique, UN Women

33M
de habitantes em Moçambique
74,5%
vivem com menos de 2,15 dólares por dia
37,5%
das crianças são mal-nutridas
40,4%
sofrem de insegurança alimentar grave

Vida e Cultura em Moçambique

Natureza e Conservação

Moçambique tem uma das mais longas linhas costeiras do continente, com quilómetros de belas praias. Possui a maior reserva marinha de África e os seus mares albergam recifes de coral, dugongos e baleias jubarte.

O país tem belas paisagens, como o pico do Monte Binga e o Parque Nacional da Gorongosa, repleto de vida selvagem.

Gastronomia

Moçambique tem uma cozinha deliciosa e bem conhecida. Os pratos famosos incluem a matapa, um guisado de folhas de mandioca e amendoins moídos em leite de coco, a mucapata, um puré de feijão e coco, bem como o famoso molho picante piri piri.

Artes Cénicas

A dança é uma parte fundamental da cultura moçambicana que é usada para contar histórias e transmitir valores. Cada região tem as suas próprias danças, como o Tufo no norte, o Nhau no centro e a Marrabenta no sul.

Desporto

Moçambique é a terra natal de Maria Mutola, uma das maiores corredoras de meia distância de todos os tempos. Ganhou o ouro nos 800 metros nos Jogos Olímpicos de Sidney em 2000 e foi várias vezes campeã do mundo nesta prova.

Factos e destaques partilhados pela equipe da GiveDirectly em Moçambique.